O que é autocompaixão?
"Descobrindo a mente autocompasssiva"
Nosso pactro:
Mindfulness não é terapia, pontualidade, sigilo, compromisso, entrega, respeito, paciência, empatia, autocuidado, não julgamento, mente do principiante, utilizar o grupo de whats para trocar experiências e informações relacionadas exclusivamente ao mindfulness.
Resumo da aula
- Autocompaixão envolve tratar a si mesmo da forma como você trataria um amigo querido que está tendo dificuldades observamos a tendência ao comportamento automático
-Nos tornamos um aliado interno em vez de um inimigo interno
-Os 3 elementos da autocompaixão: Mindfulness, humanidade compartilhada e autocompaixão
-O que não é autocompaixão (autopiedade, egoísmo, vitimismo, preguiçoso, etc)
Exercício: Como eu trato meu amigo?
Exercício: Quais são as minhas reais necessidades?
Tarefas de casa:
Prática informal:
- Diário de autocompaixão
- Perceber minhas necessidades
- Encontrar meu gesto autocompassivo
Exercício: Gesto compassivo
Texto para reflexão:
Prática formal:
-Pausa autocompassiva (áudio)
6 x na semana no mínimo 1 x ao dia
As principais necessidades
Diário de autocompaixão:
Em um horário preferencialmente a noite revise os acontecimentos do dia e anote alguma coisa que fez você se sentir mal, desconfortovável, algo pelo que vc. se criticou ou alguma experiência dolorida. Primeiro lembre-se do sentimentos que isso lhe trouxe (consciência), depois reflita se essa reação que teve é humana (mais pessoas se sentem assim?) e por último escreva frases de autocompaixão para vc. mesmo, o que diria para seu amigo querido se fosse ele que estivesse nessa situação?
Boas práticas!
Abraço,
Beatriz

