My Image

Programa 8 semanas Mindfulness

​​​​​​​Exercício de resistência


​​​​​​​Sofrimento primário e secundário


OO sofrimento primário é toda sensação física desagradável ​​que pode ocorrer como conseqüência de doenças, lesões, fadiga e outras dores que fazem parte da vida como uma perda, uma separação, etc.

OVocê pode não ser capaz de fazer qualquer coisa quando está afetado por este nível de sofrimento e a tarefa mais importante neste instante é aceitar e fazer as pazes com isso da melhor maneira possível.

​​​​​​​OExiste um sofrimento outro, que aqui chamaremos de sofrimento secundário , que é a angústia humana que todos nós experenciamos e que é uma reação ao sofrimento primário: sentimentos como raiva, medo, depressão, ansiedade e desespero que nós instintivamente adicionamos em cima de qualquer sensação desagradável ou evento em uma densa rede de reatividade e luta.OSofrimento primário – dor – perdi meu emprego – não tenho controle sobre o que aconteceu, mas tenho escolha do que irei fazer.

OSofrimento secundário sofrência – olha o que fizeram comigo? Como sou injustiçado! – o que eu fiz para merecer isso? – “Por que comigo?”, “Nunca mais terei uma vida normal” -  catastrofização - mais peso – supervalorização do sofrimento – vc fica refém da situação – não tem saída – paralisa –

OOu quando negamos a existência   da dor (evitação) e continuamos fazendo coisas em nosso dia a dia que pioram o quadro, como tomar excesso de medicamentos ou exagerar nos esforços físicos.

Sofrimento = dor x resistência

O sofrimento resulta de uma única fonte: a comparação da nossa realidade com os nossos ideais. Quando nossa vida corresponde às nossas vontades e desejos, estamos felizes e satisfeitos. Quando isso não ocorre, sofremos. Claro, a chance de nossa realidade estar plenamente de acordo com nossos ideais 100% do tempo é a mesma de uma bola de neve não derreter no calor do inferno. É por isso que o sofrimento é tão onipresente.

Nosso sofrimento emocional resulta do nosso desejo de que as coisas sejam diferentes do que são. Quanto mais resistimos à verdade do que está acontecendo agora, mais sofremos. A dor é como uma substância gasosa. Se você permitir que ela apenas esteja lá, livremente, ela acabará se dissipando por conta própria. Se você lutar e resistir à dor, no entanto, isolando-a em um espaço confinado, a pressão vai crescer cada vez mais até que haja uma explosão."

Abandonando a resistência

“o que resistimos persiste”

Quando lutamos contra nossos sentimentos difíceis, colocamos mais lenha na fogueira

Negação – “se não pensar em meu problema, ele desaparece” se suprimir fica mais forte e se não enxergar não resolve

“o que podemos sentir podemos curar”

​​​​​​​



PARA CASA


OPrática respiração afetuosa 1 x por dia (formal)

OPerceber as resistência e falar com voz neutra “resistindo”

OManter um Diário da Autocompaixão (informal)

OMindfulness na vida diária (uma xícara de chá)



Cultivar um estado de presença amorosa e conectada pode mudar nossa relação conosco e com o mundo à nossa volta.



Sessão 2 

My Image

Práticas:

Boa prática

Beatriz Azevedo 

Respiração afetuosa 

Alicerce